domingo, 9 de março de 2008

Técnica!


Cursos e aulas de desenhos tem de monte, cada um com sua técnica , estilo e base próprias!

O desenho faz parte das artes que não privilegia apenas aqueles que nasceram com o dom, qualquer pessoas que se dedique , pode aprender a ter um traço simétrico, a questão é, limitações! Raramente encontramos nas pessoas que aprenderam á desenhar ,a clareza das coisas que querem colocar no papel!

Eu dividiria a arte de desenhar em 4 partes:
mão , observação, criatividade e sentimento
A pessoa pode aprender ter a mão, criatividade todos tem a sua, mas dificilmente as pessoas tem uma boa observação e o mais difícil é o sentimento.

O sentimento não é apenas um melodrama transcrito num pedaço de papel, muitas vezes nem é isso.
O que eu quero dizer é, você consegue escutar uma música e transportar a emoção que ela passa para um desenho?
Aí está o diferencial da pessoa que nasce com o dom,da outra que aprendeu a desenhar.

A minha Técnica!

Particularmente não posso dizer que eu uso uma técnica convencional, o que eu uso são meus olhos, a cada trabalho que eu faço eu procuro observar mais e mais detalhes para colocar no papel, seja ele conforme a geometria ou conforme o jogo de luz da imagem a ser recriada!
Já á criações pessoais, tendo á começar sempre pela face , quando o desenho é retrato, e pela parte principal quando trata-se de paisagem ou objeto.
Em reproduções ,no meu caso , exige-se um esboço, mas quando crio algo, muitas vezes eles nascem dos primeiros traçados!


[O desenho acima foi produzido em setembro de 1999, aos meus 11 anos de idade]

Nenhum comentário: